Revista Brasileiros
Artigos escritos por Liana John.
Revista Brasileiros. Nº 52. Novembro de 2011.
Artigo: Ele é o cara da grana.
Gustavo Alberto Bouchardet da Fonseca é, como todo mineiro, um ser discreto. Talvez por isso a maioria dos brasileiros ainda não tenha ouvido falar dele. Mas anote o nome desse biólogo. Ele guarda a chave do cofre da maior instituição internacional de financiamento ambiental.
Revista Brasileiros. Nº 50. Setembro de 2011.
Artigo: Leontino da cana verde.
À frente da maior produtora e exportadora de açúcar orgânico do mundo, Leontino Balbo é o pioneiro na eliminação de queimadas e de venenos químicos no cultivo da cana-de-açúcar. É também o maior produtor de álcool orgânico usado pela Natura. Nossa repórter foi à sua fazenda no interior paulista, onde pragas são combatidas com seus inimigos naturais, para mostrar como é possível conciliar alta produtividade com preservação ambiental.
Revista Brasileiros. Nº 51. Outubro de 2011.
Artigo: Marcos dos marimbondos.
Com uma rede de malha fina, Marcos Magalhães de Souza não sai à procura de borboletas, mas sim de pequenos insetos conhecidos pela ferroada dolorida, objetos de seu estudo. Apesar do trabalho de risco, o pesquisador – que também é professor de cursinho – recebe recompensas, como ter descoberto em Minas Gerais 28 espécies de marimbondos que não estavam registradas, e uma nova espécie para a Ciência.
Revista Brasileiros. Nº 36 Julho de 2010.
Artigo: Patrícia das antas.
Há 15 anos, Patrícia Medici dedica-se a estudar o papel ecológico do maior mamífero terrestre brasileiro. Nossa repórter foi ao Pantanal acompanhar de perto o trabalho intenso dessa engenheira florestal, que é apoiada por 24 instituições internacionais.
Revista Brasileiros. Nº 56. Março de 2012.
Artigo: Professora pantaneira.
Mariza Pinheiro dá aulas para filhos de peões e de trabalhadores de fazendas no Mato Grosso do Sul. Por causa do difícil acesso, determinado pelas cheias, os alunos chegam a morar na escola por até quatro meses. Assim, além de professora, ela se torna “mãe adotiva” em tempo integral.