Pular para o conteúdo

Quem Somos

Editores

Liana John, foi uma jornalista, escritora e fotógrafa, fundadora da Camirim Editorial LTDA. Pioneira em jornalismo ambiental no Brasil, escreveu mais de 20 livros e 1.200 artigos ao longo de sua carreira, recebendo vários prêmios por sua vasta produção.

Destacou-se nacional e internacionalmente escrevendo sobre ciência, agricultura e meio ambiente por quatro décadas em veículos como Planeta Sustentável, O Estado de São PauloVejaTerra da Gente, Horizonte Geográfico, Ciência Pantanal e National Geographic.

Durante a sua vida, viajou por dezenas de países, do Polo Sul ao Polo Norte, a convite de governos, instituições não governamentais e por conta própria, produzindo reportagens em todos os continentes. Como ela dizia: “Minhas melhores histórias estão entre as páginas do passaporte!”.

Escreveu especialmente sobre biodiversidade, biologia da conservação, agricultura e sustentabilidade, mudanças climáticas e uso racional de recursos naturais, além de fotografar a natureza por paixão. Veja algumas fotos.

No portal Planeta Sustentável, Liana publicou os blogs Agrisustenta (2014-2015) e Biodiversa (2010-2015). No site da National Geographic Brasil, criou o blog Plantadores de Florestas (2011-2012), em homenagem ao Ano Internacional das Florestas, agraciado com o Prêmio HSBC de Imprensa e Sustentabilidade. Colaborou com as revistas Brasileiros, Horizonte Geográfico e National Geographic Brasil, tendo recebido o Prêmio Embrapa de Reportagem (2015) com a edição especial Nova Agricultura da National Geographic Brasil. Leia aqui os textos premiados.

Durante seis anos (2004-2010) foi editora executiva da revista Terra da Gente e antes disso, durante 15 anos, respondeu pela editoria de Ciência e Meio Ambiente da Agência Estado (1988-2003), além de participar de diversos programas na TV Cultura e na rádio Eldorado. Recebeu cinco vezes o Prêmio de Reportagem sobre Biodiversidade da Mata Atlântica, incluindo um primeiro lugar na categoria TV, pelo documentário Bioconexões. Recebeu também o Biodiversity Reporting Award, Latin American Category (2009), da Conservation International. Acesse o arquivo.

Liana John faleceu em 23 de julho de 2021 com 63 anos.

Evaristo de Miranda, gestor atual da Camirim, estudou agronomia em Lyon (França), tem mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade de Montpellier (França). Em seu doutorado pesquisou as relações entre desequilíbrios ecológicos e agrícolas na região semiárida de Maradi, no Níger (África), Dessa experiência resultou a obra “A geografia da pele – um brasileiro imerso na África profunda“. Em 1980, ingressou como pesquisador na Embrapa Semiárido, em Petrolina. Implantou e dirigiu três Centros Nacionais de Pesquisa na Embrapa. Foi pesquisador da Embrapa por 43 anos.

Foi professor do Instituto de Botânica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). Membro de várias sociedades científicas, atuou como consultor da ONU na Conferência Mundial sobre Meio Ambiente, a Rio-92.

Com mais de mil e quatrocentos artigos científicos e de divulgação publicados no Brasil e exterior, Evaristo de Miranda é autor de 56 livros em português, inglês, francês, italiano, espanhol, árabe e mandarim.

Sua produção científica e literária é polivalente, aborda temas como a fauna selvagem e doméstica; os ecossistemas brasileiros e sua história; a cartografia e o monitoramento da vegetação e do meio ambiente por satélite, voltados para a gestão territorial da agricultura. Trata também de temas filosóficos e de espiritualidade.

Por oito anos apresentou um quadro no programa semanal Caminhos da Roça da EPTV-Globo.  É comentarista de agricultura na Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, na BandNews e no canal Terra Viva. Apresenta o programa semanal Brasil Verde sobre a sustentabilidade da agropecuária no Canal Agro Mais. Foi comentarista do Jornal da Rede de Televisão Século XXI. Publica  regularmente em jornais e revistas como National GeographicECO 21AgroDBOA LavouraAnimal Business BrasilJornal da UniversidadeA TribunaAgroanalysis, O Estado de S. Paulo, Revista Opiniões e Revista Oeste.

Melissa de Miranda, integra a equipe de comunicação da organização internacional World Animal Protection, com sede em Londres e escritório regional em São Paulo. No projeto As Três Gêmeas, cria e coproduz conteúdo em stop motion. Assista no YouTube.

Formada em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, pela PUC – Campinas, Melissa também cursou roteiro pelo SENAC e pela Barco. Em 2009, escreveu o livro-reportagem “Inércia – A Geração Y no limite do tédio”, publicado pela Ideias & Letras (2011), hoje na segunda edição. A obra foi prata no Prêmio Bosch de Jornalismo.

Atuou como repórter para a National Geographic Brasil, responsável pelas redes sociais da revista e pelo conteúdo do site. No Grupo Abril, contribuiu ainda com os sites Viajeaqui e Guia 4 Rodas. Na emissora internacional Deutsche Welle, em Bonn (Alemanha), foi responsável pela produção de conteúdo para a redação brasileira e integrou o projeto “Global Ideas”, em parceria com a TV Cultura, como bolsista da Fundação Heinz-Kühn (Düsseldorf).

Em sua passagem pela revista Brasileiros, registrou a história de vida e o cotidiano de paulistanos comuns para a iniciativa “Digitais”, inspirada no projeto “One in 8 Million” do New York Times.Trabalhou como editora e repórter online da EPTV – Globo, responsável pela editoria de “Lazer & Cultura”, e participou ativamente no processo de articulação do grupo EPTV.com em redes sociais, encarregada ainda da criação e manutenção do blog jornalístico “Geração Y”.

Como freelancer, contribuiu para diferentes blogs e para a Revista ProXXIma. Nas mídias sociais, atuou como articuladora de rede da Radium Systems (RS), parceira do Instituto Peabirus, para clientes como SEBRAE, SOS Mata Atlântica e Sport Club Corinthians Paulista.

Íris de Miranda é psicóloga, servidora pública do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, subsede de Campinas, onde atua como Psicóloga Analista Técnica e fiscal. Anteriormente, era profissional PAEPE na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).


Graduada pela PUC-Campinas e mestra em Saúde Internacional pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, onde morou por cinco anos. Neste período, atuou com pesquisa acadêmica e, através da rede internacional TropEd, participou dos cursos de Saúde e Globalização pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade de Bergen, Noruega, e Intervenções Psicossociais com Populações Afetadas por Conflitos, pelo Instituto de Direitos Humanos da Universidade Queen Margaret em Edimburgo, Escócia. Defendeu sua dissertação de mestrado em 2014, sob o título “Sucessos e desafios dos programas de saúde mental oferecidos para a população refugiada no Brasil”.


Possui especialização clínica em Gestalt-Terapia, pelo Gestalt Institut Frankfurt am Main, Alemanha. Atua desde 2016 com psicoterapia humanista, palestras e cursos nas temáticas de saúde mental, direitos humanos, direitos LGBTQIA+, deficiência (PCD), feminismo e migração. Acesse site profissional.


Paralelamente, é co-fundadora do projeto As Três Gêmeas, que cria conteúdo em stop motion. Assista no YouTube.